Categoria
Tempo de leitura:
6
min

A importância do preço certo

Como não perder dinheiro na venda da sua casa

Autor
Paulo Soares
Publicado em
6/2/2024

Se deseja vender a sua casa nos próximos meses, deve estar-se a perguntar sobre qual o melhor preço para vender a sua casa. Definir um preço que se ajusta ao mercado e às características da casa, tem um grande impacto na rapidez com que a mesma é vendida. Em alguns casos, determina se a casa é ou não vendida. Por isso, especialmente agora que o mercado imobiliário começa a mostrar sinais de desaceleração após a montanha-russa dos anos de pandemia, esta etapa é extremamente importante na hora de colocar sua casa à venda.

Não é segredo que, nos últimos anos, os proprietários de imóveis desfrutaram das condições de um mercado a seu favor. A elevada procura e um desequilíbrio na oferta de habitação levou a um aumento dos preços das casas. Com vários compradores desesperados para garantir a sua casa, os vendedores com imóveis em zonas de grande procura não precisavam de se preocupar em atribuir um preço 100% ajustado ao mercado.

No entanto, atualmente, todos os sinais apontam para um mercado que está a desacelerar, com a relação procura-oferta lentamente a se reequilibrar. Isso significa que um preço ajustado à sua casa é mais uma vez fundamental se quer vender a sua casa este ano.

A importância do preço certo na venda da sua casa

O preço da sua casa pode ser a diferença entre uma casa que será vendida e uma continuará à venda. Parece simples, mas é verdade. Uma casa com um preço elevado é tipicamente desanimadora para os compradores, que agora têm acesso a uma série de dados de preços médios de casas a apenas alguns cliques nos principais portais imobiliários. Pesquisar os preços das casas em relação ao mercado, é hoje, um dos primeiros passos que um comprador irá realizar ao procurar uma casa, e evitar imóveis acima do valor de mercado será um dos principais conselhos que receberá.

Sejamos honestos, embora a negociação do preço de uma casa seja necessária, acaba por prolongar todo processo de compra. A maioria dos compradores prefere uma casa com um preço justo para não precisar entrar num longo processo de negociação.

Existe uma outra razão pela qual um preço elevado pode levar a uma venda mais lenta, ou no pior dos casos a uma venda que cai completamente.

Uma casa com um preço incorreto e que, posteriormente, tem uma redução (ou várias) de preço soará automaticamente os alarmes dos potenciais compradores, levando-os a pensar que há algo errado com o imóvel.

Finalmente, se uma casa tiver um preço elevado e a avaliação da casa for significativamente mais baixa, o comprador provavelmente terá optar por outra solução, resultando numa venda cancelada.

Como não perder dinheiro na venda da sua casa

Ninguém quer sair a perder durante as negociações, então, como podemos atribuir um preço corretamente sem que isso lhe faça perder dinheiro na venda? A resposta pode surpreender.

Para vender a sua casa ao melhor preço possível, normalmente precisa anunciá-la de forma competitiva. Se não tem certeza, tente definir o preço da sua casa ligeiramente abaixo do valor a que uma casa com uma localização, tamanho e características semelhante à sua, se poderá vender.

As casas que são vendidas aos melhores preços são aquelas que geram uma competição entre vários compradores. Os compradores geralmente sabem quando estão diante de um bom negócio e reagem. É mais provável que receba várias ofertas acima do preço, se o preço pedido estiver ligeiramente abaixo do valor real da sua casa. No entanto, tenha cuidado para que o preço não seja tão baixo, ao ponto de lhe levar a um valor de venda abaixo do esperado.

Então, como saber se o preço está ligeiramente ou demasiado abaixo? Melhor do que tentar chegar a essa resposta sozinho, um profissional experiente estará melhor posicionado para lhe ajudar a responder a essa pergunta. Deve sempre procurar um consultor imobiliário que tenha experiência em vender casas como a sua e na sua zona. O conhecimento sobre o preço certo para a sua casa virá da experiência das vendas anteriores e do conhecimento de mercado, o que é sempre melhor do que fazer uma estimativa baseada nos seus próprios cálculos e potencialmente errar.

Obter o melhor valor de venda, vai mais além do que anunciar pelo preço certo

Pense desta forma: ao escolher um consultor imobiliário, ele estará a trabalhar para si. No entanto, para vender a sua casa pelo melhor preço, será necessário tornar a sua casa o mais atraente possível para o tipo certo de comprador. Qualquer profissional imobiliário que se preze saberá que uma casa que se vende rapidamente e sem perder dinheiro é uma casa que é comercializada para o público certo.

Não adianta tentar vender um apartamento de um quarto para uma família numerosa, assim como não adianta vender uma casa de luxo com piscina para famílias com orçamentos mais apertados. O trabalho de um consultor imobiliário é um pouco como o de um casamenteiro: trata-se de avaliar os potenciais compradores e encontrar a pessoa certa para sua casa.

Um especialista imobiliário terá também um olhar mais analítico sobre a sua casa e conseguirá determinar os pontos que são mais atraentes para os compradores, avaliando a sua casa de uma forma que pode ter um resultado substancialmente diferente no preço final.

Não perca nenhum artigo!

Subscreva para receber em primeira mão os nossos artigos no seu email todas as semanas.

Nós também detestamos SPAM! Por isso só enviamos conteúdos que sejam relevantes para si.
Enviado com sucesso!
Oops! Alguma coisa correu mal.
Uma venda bem sucedida

Quer obter o melhor valor na venda da sua casa?